quinta-feira, 15 de março de 2018

Carboidratos à noite? Conheça os mitos e as verdades

Se você está tentando perder peso, já deve ter visto em algum lugar que restringir os carboidratos, especialmente à noite, é imprescindível.

É preciso sempre ter muito cuidado ao fazer uma mudança drástica na alimentação, principalmente quando ela não é feita pela recomendação de um profissional da área.

Os carboidratos são polêmicos desde sempre, mas nem por isso não são necessários para nossa vida.

Se você quer saber quais são os mitos e as verdades sobre ingerir carboidratos à noite, continue lendo!


Os carboidratos devem ser retirados da minha dieta?

Os carboidratos não devem ser retirados completamente da sua dieta, uma vez que estimulam a produção da serotonina e melhoram o funcionamento intestinal, já que fornecem fibras solúveis e insolúveis.

Além disso, os carboidratos ainda estão ligados à redução do colesterol, previnem o câncer de cólon e auxiliam na absorção de certos nutrientes.


O carboidrato sempre vira gordura?

Ao ingerir carboidratos durante o dia, você deve utilizá-lo como forma de energia, seja para subir escadas, caminhar ou até mesmo para se exercitar.

Se você consumir carboidratos e não se mexer ou não consumir a energia ingerida, acontecerá um processo chamado de lipogênese, que nada mais é do que a conversão do carboidrato para glicose e depois para gordura.

Ou seja, a ingestão de carboidrato apenas será prejudicial para a perda de peso se você não o utilizar como energia.


Então não devo comer carboidrato à noite?

Independente da finalidade, todos sabemos que principalmente à noite nossa alimentação deve ser leve e saudável.

É necessário entendermos que cada corpo age de forma diferente e, logicamente, cada um terá um gasto diferente de energia e gordura.

É importante saber que o nosso corpo não gasta energia apenas fazendo atividades físicas, mas também para manter nossas funções fisiológicas e até mesmo dormindo consumimos energia ou calorias.

É evidente que essas pequenas atividades não são exercícios físicos. Por isso, aliado a uma boa alimentação, é essencial que para perder peso os exercícios façam parte da sua rotina.


Alguns cuidados da restrição de carboidratos

Agora imagine alguém que tem uma rotina mais pesada, envolvendo musculação ou até mesmo outro esporte que envolva grande desgaste tecidual, além de ser necessária uma grande quantidade de nutrientes, também será necessária uma quantidade boa de carboidratos.

Devemos ter em mente que a perda de peso está associada ao gasto energético e não necessariamente a restringir a alimentação.

Se você está tentando perder peso, busque uma dieta balanceada, onde você tenha acesso a todos os nutrientes que seu corpo necessita.


Se você ainda tem dúvidas sobre como perder peso de forma efetiva, consulte um nutricionista, ele com certeza poderá ajudar!

Além disso, mantenha em mente que a chave de perder peso é gastar energia, seja através de esportes, musculação ou até mesmo caminhadas.

Na dúvida sobre qual academia frequentar ou qual melhor atividade a fazer, consulte-nos, será um prazer poder ajudar você a manter a forma e a saúde.

Gostou do nosso post? Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário