quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Porque fazer alongamento antes e após os exercícios físicos?

Sem dúvida, a prática de toda atividade física traz benefícios para o corpo e, consequentemente, leva a uma vida mais saudável para todos que os adeptos.

Mas sabemos também que uma atividade física feita de qualquer jeito e sem as orientações de um profissional, pode comprometer o organismo, levando a lesões sérias.

Uma dúvida muito comum entre frequentadores de academia e praticantes de atividades físicas em si, é sobre a necessidade da prática do alongamento.

No nosso post falaremos do porquê fazer alongamento antes e após os exercícios físicos. Continue lendo!


Por que alongar antes do treino?

Imagine que você trabalha por oito horas seguidas, sentado na frente de um computador e, terminado o expediente, entra no carro e vai até a academia para se exercitar.

Neste caso, o alongamento é de fundamental importância para você deixar a fibra muscular no estágio natural, uma vez que você ficou parado por muito tempo.

A mesma coisa acontece se você optar por treinar na primeira hora da manhã. Seu corpo não está em movimento e o alongamento vai fazer com que a fibra se estenda ao ponto natural que ela está habituada a estirar.

O alongamento permite que seu corpo mantenha a flexibilidade.
Vale informar que um mesmo exercício pode ser aplicado tanto para fazer um alongamento como para o flexionamento, sendo diferenciado apenas pelo grau de estiramento produzido, ou seja, quando você percebe que está forçando seus músculos, já não é mais um alongamento, porque você está intensificando o estiramento ou esticamento desta fibra muscular.
Alongamento após o treino

Após o treino, o alongamento ajuda a recuperar ou relaxar a musculatura trabalhada, melhorando o fluxo sanguíneo no local exercitado e levando mais rapidamente o conforto e a recuperação à fibra muscular que foi exigida nos exercícios.

Nesta fase, no final das atividades, o alongamento deve ser de menor duração e de forma leve, para que realmente cumpra com o papel que é de relaxamento.


Entendendo a necessidade do alongamento


É sabido que a prática de qualquer atividade física deve ser orientada e acompanhada por um profissional especialista no assunto. Isso também acontece com o alongamento, seu treinador é a melhor pessoa para ajudar.

Tendo como objetivo preparar o corpo para os exercícios que virão, o alongamento não deve ser feito de qualquer maneira.

Realizado de forma errada, ele pode atrapalhar no desempenho de alguns exercícios.

O alongamento orientado por um profissional, além de preparar e manter a flexibilidade muscular, também proporcionará outros benefícios para o praticante, entre eles: correção da postura, redução de lesões, relaxamento do corpo, ativação da circulação sanguínea.

Então, se você ainda tem dúvidas em relação à prática do alongamento antes e após o seu treino, converse e peça orientação ao seu instrutor da academia.

Se você gostou do post, não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário