quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Fazer exercícios aeróbicos em jejum faz bem?

Em uma rápida pesquisa no Google, você encontra vários métodos para perder peso de forma mais fácil e imediata, às vezes até parecendo um milagre.

Mas, por outro lado, as informações sobre como nosso corpo funciona estão disponíveis em todos os lugares e sabemos que milagres não acontecem.

Atualmente, muito se tem falado na prática de exercícios aeróbicos em jejum, uma prática que promete uma perda de peso de forma saudável e rápida.

Se você quer saber mais sobre essa prática, quais suas vantagens e desvantagens e até mesmo se é recomendada, continue lendo!


Como surgiu o aeróbico em jejum?

O termo jejum é definido como a supressão da ingestão de alimentos por um período prolongado.

A ideia de fazer exercícios aeróbios em jejum, também conhecida de AEJ, supostamente surgiu através de Torbjorn Akerfeldt, um pesquisador sueco.

Apesar do nome de Torbjorn ser muito utilizado, não é possível achar o seu artigo escrito sobre essa prática.

De acordo com o GEASE, o Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios, as publicações desse pesquisador eram sobre o processo inflamatório e proteína c-reativa, nunca sobre exercícios aeróbicos em jejum.

Ou seja, grande parte da fundamentação para a prática desse método pode ser falsa ou ter sido interpretada de forma equivocada.

Apesar disso, existem muitas fontes na internet que trazem os benefícios dessa prática.


O que esse método promete?

Antes de falarmos sobre qual a grande promessa desse método, devemos compreender como o nosso corpo produz energia.

A fonte de energia para o nosso corpo é o conhecido carboidrato que, quando combinado com oxigênio, produz a energia que necessitamos para realizarmos nossas atividades metabólicas e, até mesmo, as celulares.

Quando nos alimentamos, nosso corpo passa por uma fase conhecida como anabólica, onde constrói a reserva de energia e armazena glicose no nosso fígado e nos músculos na forma de glicogênio.

Uma parte dos carboidratos também será armazenada como ácidos graxos, as conhecidas gorduras ou lipídeos, que representam a nossa reserva de energia.

Agora que a energia já está estocada, o nosso corpo a utiliza quando necessário, normalmente, pegando das suas reservas. Esse processo é chamado de fase catabólica.

Quando nosso corpo não ingere alimentos e precisa de energia para fazer exercícios, por exemplo, ele irá buscar em outras fontes, podendo tanto utilizar a gordura quanto utilizar o glicogênio, que é armazenado nos nossos músculos.

E, é exatamente aí que se encontra o problema em realizar exercícios em jejum. Você pode realmente perder peso, mas pode estar perdendo massa muscular ao invés de gordura, conforme pesquisa feita pelo GEASE, apontada anteriormente.

Além disso, não há nenhuma prova que a prática de AEJ realmente promova uma perda maior de calorias.

Para solucionar esse problema, alguns adeptos dos exercícios aeróbicos em jejum utilizam suplementos para evitar a catabolização muscular. Porém, ao ingerir o suplemento, o corpo já não estará mais em jejum, fazendo o nome da prática perder o sentido.


AEJ promove uma perda maior de calorias?

Para comprovar que esse método não é eficaz, a revista “O Mundo da Saúde” promoveu uma pesquisa na Faculdade Pitágoras, em Minas Gerais.

A pesquisa teve como objeto de estudo 33 mulheres que foram separadas em diferentes grupos, onde um estava em jejum e o outro não.

O estudo durou 12 semanas e conferiu a massa corporal total, assim como a massa gorda, a massa muscular e o percentual de gordura corporal por meio de bioimpedância tetrapolar (exame feito por nutricionistas e médicos).

Após o tempo de estudo, foi comprovado que as mulheres que faziam exercícios em jejum se sentiam mais desconfortáveis com a prática, tendo dores abdominais, sentindo-se mais cansadas e sem motivação para a prática.

Além disso, a pesquisa provou que os exercícios aeróbicos em períodos de jejum não otimizam a perda de peso.

Se você quiser dar uma olhada mais detalhada nessa interessante pesquisa, acesse esse link.


Por fim, qualquer execução de exercícios físicos causa uma perda de peso maior do que o sedentarismo, mas nem por isso deve ser feita com radicalismo e sem cuidado.

Se você quer perder peso, vá a um nutricionista, tenha uma alimentação balanceada e faça exercícios regulares com o acompanhamento de um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário