quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

A importância do acompanhamento profissional na musculação

Cada vez mais vemos as pessoas buscarem a prática de um exercício físico como opção de boa forma e de saúde física, o que nos leva a crer que estamos preocupados e conscientes que devemos cuidar do corpo.

A musculação é uma das atividades físicas muito recomendadas pelos profissionais da saúde e quebrando muitos mitos, qualquer pessoa pode praticar, desde que, acompanhada por um profissional devidamente especializado.

É comum observar muitas pessoas querendo apressar os resultados na aquisição do corpo ideal, sem se preocupar com os limites e sem a consciência dos prejuízos que estão causando para o mesmo.

Também é frequente as academias que colocam à disposição do frequentador muitas máquinas modernas, preços atrativos e quase nenhum contato humano para a orientação adequada.

Para ajudar você, vamos mostrar nesse post a importância do acompanhamento profissional na musculação. Continue lendo!


Os benefícios da musculação

A musculação é uma atividade física que envolve exercícios de força para diversos grupos musculares.

Utiliza pesos e máquinas nos seus treinos e se constitui de movimentos altamente versáteis. Se praticada sob orientação de um profissional, leva à produtivos resultados como:
  • emagrecimento;
  • aumento e definição de musculatura;
  • prevenção e tratamento de lesões.

O profissional que acompanha o praticante vai adequar as cargas e as intensidades dos exercícios de acordo com o potencial e necessidade de cada pessoa. Baseando-se na idade, sexo, peso e até mesmo no histórico de atividade física que a mesma já praticou.

A musculação, bem praticada e orientada pelo profissional, além dos benefícios acima tem como vantagem para o praticante:
  • a sustentação do corpo será reforçada;
  • as articulações ficarão mais protegidas;
  • a postura será corrigida;
  • todo o metabolismo ficará mais equilibrado;
  • qualidade de vida maior;
  • um corpo mais belo e saudável.

A falta de acompanhamento profissional e suas consequências

Mais uma vez reforçamos que a ausência de orientações e acompanhamento constante de um profissional capacitado pode fazer com que a atividade, que era para ser saudável e prazerosa, se torne um problema com graves consequências.

Acidentes como quedas graves são comuns em academias que não se preocupam com o cuidado do profissional próximo do praticante, consequentemente, os alunos podem utilizar aparelhos de formas inadequadas ou improvisadas.

A respiração adequada na prática de uma atividade física é fundamental para o desempenho correto de todo um conjunto e só um treinador próximo vai perceber isso.

Histórias de joelhos lesionados por usar os aparelhos de forma errada também é comum de se ouvir, inclusive, alguns precisando de cirurgias para recuperação.

Só um profissional da área vai te dar as orientações sobre a postura correta para realizar qualquer atividade. Por exemplo, é muito comum se ver a prática da atividade física com a postura errada, o que pode trazer problemas para a coluna vertebral.

O profissional também fará o acompanhamento do progresso evolutivo do aluno na prática da musculação, assim como analisará as suas dificuldades, orientando-o sobre as mesmas.


Confiança no ambiente e no profissional

Na hora de escolher uma academia, não leve apenas o preço como o diferencial.

Este diferencial deve ser a sua segurança, o seu bem estar e, acima de tudo, a sua saúde física.

Contate a Academia Arena, conheça a nossa estrutura física, a nossa equipe de profissionais e, principalmente, saiba da nossa história de responsabilidade e respeito para com os nossos frequentadores.

Compartilhe nosso post e venha nos visitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário