terça-feira, 24 de abril de 2018

Surf e Jiu-Jitsu, como um pode ajudar o outro

Imaginar que o mar e o tatame podem ser grandes aliados, ainda é uma situação difícil para muitos praticantes do Jiu-Jitsu ou do Surf. Mas, hoje, já é normal ver surfistas aderindo ao Jiu-Jitsu e vice-versa.

Nomes famosos integram a lista, como é o caso do tetracampeão mundial de Jiu-Jitsu, Marcus Buchecha, que se tornou um dedicado surfista. E, também no outro sentido, surfistas famosos aderiram à prática da arte marcial.

Surf e Jiu-Jitsu, como um pode ajudar o outro, este é tema do nosso post. Continue lendo!


Como tudo começou

A prática desses dois esportes de forma conjunta começou ainda na década de 70, na família Gracie, a família que plantou a semente do Jiu-Jitsu no Brasil e levou atletas à títulos nacionais e internacionais.

Tudo começou quando Rolls Gracie, o Gracie mais famoso na década de 70, percebeu que alguns alunos surfavam no Arpoador e ele, por diversão, começou a surfar também.

Infelizmente, a rotina de Rolls Gracie era pesada, ele não podia surfar com a frequência que gostaria e seu primo, Relson Gracie, começou a usar a prancha de Rolls para ir surfar, também no Arpoador.

Relson gostou tanto de surfar que em 1988 mudou-se para o Havaí, contrariando a família, para ficar mais perto das ondas e ensinar Jiu-Jitsu.

Seguindo os passos de Relson, Rickson e Royler Gracie também se tornaram praticantes do Surf e do Jiu-Jitsu, tornando a prática conhecida entre os esportistas.

Destaca-se também o atleta Joel Tudor. Joel foi campeão mundial de Surf e faixa preta no Jiu-Jitsu, conquistando medalhas importantes em campeonatos da modalidade, como o Nacional dos Estados Unidos e o Pan Americano.


Como o Jiu-Jitsu e o Surf podem se ajudar?

O Surf muitas vezes é visto como forma de preparação do atleta para uma semana de treinos pesados no Jiu-Jitsu.

Além disso, o Surf exige que você tenha equilíbrio e força nos braços para remar e, por consequência, acaba sendo um ótimo exercício cardiovascular, o que caracteriza uma grande ajuda para lutar.

O Surf ensina a ter calma e esperar o momento certo. Não muito diferente do Jiu-Jitsu, que ensina a manter a serenidade, principalmente quando se trata de estar atrás do placar ou em uma situação difícil.

A segurança que se desenvolve no Surf é também orientada e praticada no Jiu-Jitsu.

Além de todos esses benefícios mútuos, ainda podemos apontar a necessidade de pensar rápido nos dois esportes, tornando ainda melhor seu raciocínio e reflexos.

Para terminar, transcrevemos uma frase do surfista campeão e medalhista faixa preta do Jiu-Jitsu, Joel Tudor, sobre a prática de ambos: “A onda está em constante movimento e é imprevisível e o mesmo vale para o teu oponente numa luta. Tu aprendes a pensar rapidamente e o teu corpo reage mais rápido”.

Visite nosso site, confira nossos horários e planos para o Jiu-Jitsu e não esqueça de compartilhar esse texto com seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário